Confira 5 dicas de como proteger seus dados no celular
Você já deve ter ouvido falar de pessoas que tiveram celular roubado e sofreram golpes. E com a vida cada vez mais digital, proteger seus dados nos dispositivos móveis é algo essencial.
Usar o smartphone no dia a dia para fazer pagamentos, entrar contato com o número da Claro, entre outros serviços é algo bastante comum.
Só que para fazer essas ações você precisa cadastrar e/ou informar seus dados pessoais. E é aí que entra a questão da segurança. Você sabe como proteger suas informações? Caso não saiba não se preocupe!
Confira algumas dicas que vão te ajudar a manter o celular mais seguro.
O que é segurança da informação e como ela pode proteger seus dados?
O conceito de segurança da informação tem tudo a ver com proteger seus dados. Na verdade, é sobre isso mesmo que ela diz respeito.
Resumidamente, as empresas ou pessoas físicas precisam implantar práticas que protegem seus dados de vazamentos e fraudes.
Com o objetivo de guardar endereço, telefone, RG, CPF, etc, a equipe de TI (Tecnologia da Informação), utiliza ferramentas para manter os dados seguros.
A intenção é manter seus dados longe de terceiros, e usá-los apenas para o fim devido. Em 2021 entrou em vigência a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa é a lei responsável por regular todas as atividades relacionadas aos dados de usuários em empresas privadas e públicas.
5 dicas para você proteger seus dados no celular
Agora vamos ver na prática o que você pode fazer para proteger seus dados e diminuir os riscos deles serem usados de maneira indevida.
1. Cuidado com as senhas
Nunca use senhas óbvias ou repetidas, também é possível aumentar a segurança habilitando a verificação em duas etapas.
Isso serve tanto para o seu aparelho quanto para os sites e aplicativos que você usa como: email, Whatsapp, redes sociais e aplicativo de banco.
2. Utilize apenas dispositivos próprios
Usar apenas seu computador, celular e tablet para fazer transações é muito importante. Principalmente quando for usar o aplicativo do banco. Seus dados são sensíveis e qualquer descuido pode fazer você cair em um golpe.
3. Não compartilhe suas informações
Uma coisa que você não deve nunca fazer é compartilhar senhas por email, mensagem, redes sociais ou telefone.
Outros dados como cartão de crédito e débito também não devem ser enviados, mesmo quando a pessoa é confiável ou da família.
4. Não clique em links e sites desconhecidos
Desconfie se você receber um link para clicar e colocar seus dados, e também confirme a autenticidade dos sites.
Verifique sempre se aparece um cadeado junto ao link do site para ter certeza que é confiável.
5. Desabilite funções de visualização na tela bloqueada
Veja como desabilitar as funções de visualização de mensagens e outros acessos rápidos que podem ser feitos quando a tela está bloqueada. Você consegue fazer essa mudança nas configurações do seu aparelho.
E nos aplicativos de banco, você pode reduzir os limites e fazer outros procedimentos para dificultar o acesso de terceiros ao seu dispositivo.
Também não deixe seus dados copiados onde outra pessoa possa acessar com facilidade. Lembre-se que seu celular pode ser roubado ou usado por um golpista em um momento de distração.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.