For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Qual a diferença entre internet residencial e internet empresaria

Ficar conectado em todo lugar é algo muito comum nos dias de hoje, seja na rua, no trabalho ou em casa. E com o home-office você pode se perguntar, devo contratar internet residencial ou empresarial?

Saber as principais diferenças entre elas, vai te ajudar a tomar a melhor decisão. A Claro internet, por exemplo, oferece planos tanto para sua casa, quanto para sua empresa.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as diferenças é entender qual é a melhor para cada perfil de consumidor. 

Internet residencial x internet empresarial: principais diferenças entre elas

Pelo nome ser bastante explicativo pode parecer besteira pensar na diferença de internet residencial e internet empresarial.

Mas a questão vai um pouco além do nome já que muitas pessoas trabalham em casa, possuem pequenos negócios ou estão na modalidade home-office.

Assim, casa e trabalho podem ficar misturados. E por isso, precisamos explicar uma coisa: internet para empresas vai muito além do endereço ou finalidade.

Então o que diferencia a internet residencial e a empresarial? Bom, uma questão mais técnica diz respeito ao IP (Internet Protocol, ou protocolo de rede em português).

Na conexão de casa, o IP utilizado é chamado de dinâmico. Já o empresarial é conhecido por IP fixo.

Isso quer dizer que no plano empresarial o IP é sempre o mesmo, independente de quantas máquinas serão usadas. Enquanto no residencial, modifica o tempo todo, o que aumenta a segurança em caso de ataque de hackers.

O que o plano de internet residencial apresenta de diferente do empresarial?

Para muitas pessoas essa diferença técnica passa despercebida, o que vale mesmo é o que a internet residencial ou empresarial pode oferecer.

Nesse caso, é preciso avaliar cada ponto dos planos, já que cada um apresenta características distintas. Vamos conhecer algumas delas.

Características do plano empresarial:

  • IP Fixo;
  • CNPJ para contratar o serviço;
  • Planos personalizados;
  • Inclusão de serviços digitais como armazenamento em nuvem, por exemplo;
  • Atendimento personalizado, sendo oferecido um setor exclusivo para empresa e realizado por um consultor.

Características do plano residencial:

  • IP Dinâmico
  • Serviço contratado utilizando o CPF;
  • Combos que podem incluir: TV, telefone, celular e internet.
  • Serviços de streaming e aplicativos de entretenimento, inclusos no pacote.

Internet residencial ou internet empresarial, qual eu devo escolher?

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é analisar suas necessidades. A internet residencial é a mais utilizada para a família por causa dos seus benefícios.

A opção do combo, geralmente, é mais atrativa para agradar a todos os usuários, já que pode incluir TV a cabo e streaming, por exemplo.

E com a chegada da fibra óptica a qualidade do serviço está cada vez melhor, o que aumenta a satisfação dos consumidores. Mas é importante lembrar que nem todo lugar recebe esse tipo de sinal. 

Lembrando que a internet a cabo chega a mais cidades e também tem muitas vantagens.

Agora quando falamos em internet empresarial, avalie se as diferenças fazem sentido para o seu uso diário. Você precisa de serviços digitais? Quantas pessoas vão utilizar o serviço simultaneamente? Essas e outras questões precisam ser avaliadas.

Compare também o preço e a velocidade, assim você tem uma ideia melhor do que você precisa, independente se a contratação é para casa ou empresa.

deixe seu comentário

Topo