For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.

Tecnologia 5G: Como ativar e o que muda no seu celular

A internet faz parte das nossas vidas há muito tempo, e já observamos diversas mudanças tanto na utilização quanto na conexão. Uma das novidades é a tecnologia 5G que está chegando aos poucos no Brasil. 

A Claro internet foi a primeira a trazer a 5G para cá. Muitas cidades como: São Paulo, Palma, Rio de Janeiro, entre outras já recebem o sinal. 

A previsão é que em 2029 a cobertura chegue a 100% do território nacional. Mas quem está nas capitais com sinal disponível, já pode aproveitar a velocidade e outros benefícios dessa tecnologia. 

Leia esse artigo para saber como ativar o 5G no seu celular e quais são as principais mudanças no aparelho.

O que é a tecnologia 5G? 

A tecnologia 5G, ou internet 5G é a quinta geração da internet. Isso quer dizer que a rede móvel está evoluindo. A cobertura que a maioria usa até aqui é a 4G, mas agora está mudando para uma nova versão.

Com a mudança a internet aumenta a velocidade dessa forma  navegar pelo celular fica mais rápido e com maior eficiência. Outro ponto é que mais usuários podem usar a mesma rede sem perder a qualidade do sinal.

Na prática, você vai fazer downloads e uploads em menos tempo. Os dados serão transmitidos em maior velocidade e com isso o consumo de energia dos aparelhos diminui. Ou seja, a bateria dura mais. 

As mesmas antenas usadas para o 4G serão usadas para o novo sinal 5G, funcionando simultaneamente. 

E para você entender melhor o que vai mudar na conexão vamos conhecer as diferenças da 5G para outras tecnologias que nós já usamos. 

Qual a principal diferença da tecnologia 5G para a 4G?

Talvez você nem lembre, mas sua conexão de internet já mudou algumas vezes. E a tecnologia 5G chegou para substituir a 4G. Em São Paulo a rede começou a funcionar em agosto de 2022, e aos poucos, outras capitais vão recebendo o sinal. 

A principal diferença entre a internet 5G, a 4G e as outras que utilizamos é a rapidez com que a conexão pode chegar. Para se ter uma ideia, a velocidade média no 5G fica em torno de 100 Mbps (Megabits por segundo) por pessoa. Enquanto na 4G a média é de 12 Mbps.

Isso quer dizer que você conseguirá navegar no mínimo 8 vezes mais rápido com a 5G, o que melhora muito o trabalho remoto, videoconferências e aulas EAD, por exemplo.

O que você precisa para usar a tecnologia 5G?

No momento, a tecnologia 5G está disponível em todas as capitais, mas para chegar nas outras cidades ainda vai levar tempo. Por isso, a primeira coisa é verificar a disponibilidade junto a sua operadora.

Depois você vai precisar de um aparelho de celular compatível com a tecnologia. Lembrando que como o 5G já é usado a mais tempo em outros países, pode ser que mesmo um aparelho fabricado antes de 2022 possa estar apto ao 5G. Verifique a compatibilidade do telefone e da sua cidade.

Outra dúvida é quanto ao chip, de modo geral, não há necessidade da mudança do chip. Mas é importante confirmar com a operadora se a internet 5G está funcionando na sua área de cobertura e se há necessidade da troca do chip. 

deixe seu comentário

Topo